Cantinho da Prô

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quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Texto Profª Giana Amaral

Sobre o fazer Pibid....

  • Profa. Giana Amaral Yamin

Dizem que todo adulto leva uma criança dentro de si. Acredito que isso procede, principalmente se levarmos em conta que existem crianças que vivem infâncias diferentes.

Percebo isso nos momentos de convivência com pibidianas. Com elas, aprendo/ensino todo tempo; são saberes diferentes que se entrelaçam, se completam e se enriquecem. 

Viver o Pibid é acreditar na educação e na docência. É aproveitar, da melhor forma, os benefícios de  uma política pública, nunca antes idealizada, para que licenciandos se constituiam profissionais. É viver as múltiplas linguagens na escola mesmo que essas não tenham permeado NOSSA educação formal. É articular teoria e prática, é planejar, refletir, é relatar e é....reescrever o relatório (até cinco versões, não professora Juliane?)....e se encantar com o resultado da produção, pois ela revela que somos capazes....






Viver o Pibid é ser voluntária (literalmente); é lutar por uma escola de qualidade para garantir os direitos das crianças mesmo que as políticas públicas "remem contra o vento". É superar as diversidades da docência em instituições sem verbas para questões básicas, é entender a jornada dos professores da rede pública, a maioria sem oportunidades para efetivação na cidade de Dourados....

Viver o Pibid é considerar as especificidades das crianças que temos dentro de nós. É, ao mesmo tempo, gerenciar o tempo da escola, da universidade e da vida para que não decepcionemos nenhum deles. Quando vivemos o Pibid, as famílias também se tornam pibidianas, pois nos apoiam de diferentes formas, não é Sandra, Cida, e todas as demais?



Viver o Pibid é viver a docência no sentido amplo da palavra. Muitos dos afazeres do professor são desconhecidos da sociedade, a qual nos idealiza ao lado da lousa e do livro didático. No Pibid aprendemos que, para além do ensinar e aprender, precisamos desempenhar tarefas, como indica a coordenadora Silvani, que jamais serão previstas em editais de concursos, 

Para ser Pibid é preciso "olhos" para analisar concepções, para recriar, para se organizar previamente, prevendo antecipações no planejamento. É argumentar (com os familiares) a importância de guardar "aquela" sucata que será fundamental para um projeto (nem sabemos quando nem como a usaremos). É aprender a ouvir o outro, a resolver problemas do grupo e a exercitar a solidariedade sem prejudicar o andamento da escola que tão bem nos acolhe.


Por tudo isso,  ser contemplado com a bolsa Pibid é relativamente  fácil, contudo, ser pibidiana é MUITO difícil. 



Somado a tudo que mencionei, ser Pibid é um esforço físico, pois exige o despertar de madrugada para chegar à escola, às sete horas, e, depois, se dirigir (sem cansaço?) assistir às aulas da faculdade.  É acolher a Júlia , é preparar, rapidamente, o almoço. É deixar as crianças na creche, buscá-las, e organizar sua espera até o término da disciplina. É possuir "habilidades malabares" para transportar material no ônibus, na bicicleta ou na motocicleta, sem que ele seja danificado...


Ser Pibid é tanta coisa...teria tanto a relatar...mas preciso fechar.... talvez, uma palavra que deva utilizar para a experiência é o comprometimento, é ele quem nos move: o comprometimento com a escola, com nossa formação e com o grupo. 


Ao fazermos Pibid não estamos sós. Temos umas às outras  e o apoio das professoras, da bibliotecária Lu, da diretora Marta, da coordenadora Marli, e de todas as professoras e funcionárias da EM Avani (NÃO bolsistas) que respeitam nosso trabalho, o trabalho que leva o nome da UEMS.  Enquanto pibidianas da Pedagogia , nos constituímos um grupo que representa a universidade e o curso.

Por tudo isso, somos todos Pibid!  Um abraço a todas da EM Avani pelo nosso dia!!!! 
Ah, essa sou eu....

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